O que ver no interior do Palácio Ducal de Veneza
De Tintoretto a Veronese, de fachadas góticas a renascentistas, de salões a escadarias folheadas a ouro, visitar o Palácio Ducal é uma maravilha para os sentidos! Se quiser saber o que vai encontrar lá dentro, dê uma olhada nas informações compartilhadas abaixo.
O Palácio Ducal é uma das principais atrações turísticas de Veneza, uma parada obrigatória para todos os visitantes, e é quase impossível encontrar a Praça de São Marcos sem turistas, mesmo nas épocas de menor movimento. A razão da popularidade desse edifício único se deve a dois motivos principais: a beleza estonteante de sua arquitetura e a grande quantidade de obras de arte que abriga em seu interior.
Se você já tem seus ingressos para o Palácio Ducal, aqui estão os destaques que você não deve perder, para que possa aproveitar ainda mais o passeio.
O Museu da Ópera
Instalado no que antes era um escritório técnico responsável pelo trabalho de manutenção do Palácio, o Museu da Ópera exibe peças importantes do passado do Palácio. Ao longo de sua história, o Palácio Ducal foi reestruturado várias vezes devido a incêndios, falhas estruturais e à deterioração do tempo.
A partir de 1876, um grande plano de restauração foi lançado: ele cobriu as duas fachadas principais e os capitéis no andar térreo. 42 capitéis foram substituídos por cópias, e os originais, após extensos reparos, foram colocados com as outras esculturas da fachada no Museu da Ópera. Esse espaço é ideal para admirar de perto detalhes de peças originais que seriam impossíveis de ver em outros ambientes.
Pátio
O Palácio Ducal está entre os monumentos mais importantes da Veneza da Sereníssima. Embora seja verdade que todos os elementos que compõem a fachada externa do Palácio Ducal correspondam a marcos arquitetônicos impressionantes e verdadeiros ícones venezianos, não é menos verdade que o pátio interno é igualmente impressionante. A partir dessa área, é possível apreciar de relance as fachadas internas das três alas do Palácio.
A Porta della Carta é o elemento que conduz através do Arco Foscari da Praça de São Marcos até o pátio central. Toda a fachada do pátio é claramente um trabalho renascentista com uma rica sucessão de arcadas e ornamentos feitos de pilastras, frisos e oculi. Ao lado do Arco del Foscari está a bela fachada do relógio, construída em 1615 por Monopola.
Escada Monumental
No Palácio Ducal, os detalhes estão em toda parte; dois destaques importantes são suas principais escadarias.
Escadaria dos Gigantes
Ela conecta o pátio interno central do palácio com a lógica interna no primeiro andar. Antigamente, era o espaço onde a tradicional cerimônia de coroação ducal era realizada. Coroado no topo com duas estátuas colossais (os gigantes) que representavam o domínio da grande Veneza sobre a terra e o mar. As estátuas esculpidas em mármore por Sansovino representam Marte e Netuno e foram colocadas em 1567.
Escadaria dourada
Também chamada de Escadaria Dourada, é a continuação natural da Escadaria dos Gigantes e está localizada dentro do Palácio. Seu nome se deve às ricas decorações em estuque branco e folhas de ouro que cobrem a abóbada acima da escadaria interna, executadas por Alessandro Vittoria. Os dois lances de escada dourada conectam o piso da loggia com os dois andares superiores, cada um dos quais é recebido por um vestíbulo com grandes janelas.
Salão do Maggior Consiglio
Construído em um período de 15 anos, entre 1340 e 1355, o Salão do Grande Conselho é considerado o espaço interior mais impressionante do Palácio, tanto por seu tamanho quanto por suas proporções harmoniosas e rica decoração. Ele foi usado como sede da Câmara do Parlamento de Veneza, o que significa que, ao longo dos séculos, todas as principais decisões envolvendo a cidade foram tomadas aqui.
Ao visitar o Palácio Ducal e a Sala del Maggior Consiglio, você deve prestar atenção especial ao teto, repleto de painéis pintados à mão por Veronese, representando a cidade veneziana cercada pelos deuses e sendo coroada pela Vitória. Quanto à arte nas paredes, você poderia encontrar obras de pintores como Bellini, Ticiano e Pisanello, mas grande parte de seu trabalho foi destruída no incêndio de 1577.
Salão da Quattro Porte
Localizado no primeiro andar do Palazzo, o nome Quattro Pote refere-se às quatro portas, adornadas com mármore fino e belas esculturas, que servem de acesso ao salão, e uma das mais belas características arquitetônicas de todo o salão. Foi projetado por um dos mais importantes arquitetos venezianos da época, Andrea Palladio; no interior do salão, você encontrará afrescos de Tintoretto no teto e pinturas de Ticiano e Tiepolo nas paredes.
Antes do incêndio, esse salão era a sede do Colégio, onde eram realizadas as reuniões do senhorio; mais tarde, tornou-se a sala de espera para as audiências do Senado e da Signoria.
Sala dell'Anticollegio
A Sala dell'Anticollegio já foi o salão de honra que antecedeu a residência da Signoria. Os elementos decorativos e arquitetônicos desse salão também são o resultado de um trabalho pós-incêndio baseado nos projetos de Palladio e Rusconi.
A arte no salão é uma magnífica abóbada coberta com estuques ricamente elaborados e afrescos de Paolo Veronese. De particular interesse e importância para a história da arte são as telas nas paredes que exibem obras de alguns dos mais importantes artistas venezianos do século XVI, como Tintoretto e Jacopo Bassano.
Salão do Collegio
A Sala del Collegio é o espaço dentro do Palácio Ducal onde as reuniões do Gabinete eram realizadas na presença do Doge; esse luxuoso salão também é onde os visitantes importantes eram recebidos. A harmonia exibida por sua rica decoração interior e os detalhes em todos os lugares para os quais se olha lhe renderam o título de sala mais bonita do Palácio.
O interior apresenta vários elementos interessantes, como a abóbada do teto, cujas onze pinturas são consideradas a obra mais famosa e notável de Paolo Varonesse; as obras, por sua vez, são emolduradas por elaborados entalhes em madeira feitos por artesãos talentosos, como Francesco Bello e Andrea da Faenza.
Preste atenção especial à grande pintura de Veronese de 1578, exibida nessa sala, que mostra o Doge agradecendo pela vitória sobre os turcos e, finalmente, os murais de Tintoretto e seus alunos adornam as paredes.
Sala do Senado
A Sala delle Quattro Porte é a área que leva à Sala del Senato, um salão suntuoso com belas decorações que servia como local de reunião para o Senado veneziano. Era aqui que as diretrizes políticas e todos os tipos de decisões importantes que definiriam a vida e o futuro de Veneza eram tomadas.
Em nível artístico, essa sala é descrita por especialistas em arte veneziana como "rica e solene" devido à sua esplêndida incrustação e ao uso da cor dourada na decoração. A sala foi projetada por Andrea Palladio e, ao visitar esse espaço majestoso, você encontrará, como no restante do Palácio Ducal, obras de arte requintadas de artistas como Tintoretto e Jacopo Palma.
Sala del Consiglio dei Dieci
Não saia do Palácio Ducal sem visitar o Consiglio dei Dieci, um espaço que mostra um lado um pouco mais sombrio da história dessa bela cidade. O Salão do Conselho dos Dez era uma espécie de tribunal estadual secreto que trabalhava em conjunto com a polícia secreta veneziana para controlar todos os aspectos da vida pública e privada da cidade.
Em nossos dias, nada resta do mobiliário original do salão. Com seus painéis de madeira e pinturas requintadas, você deve prestar atenção especial aos afrescos no luxuoso teto, incluindo "Júpiter lançando raios contra os vícios" de Veronese (uma cópia, pois o original foi confiscado por Napoleão e está no Louvre) e "Juno oferecendo a coroa ducal a Veneza", também de Veronese.
Arsenal do Palácio
Se você gosta de objetos estranhos de épocas passadas ou se tem algum tipo de interesse no passado militar de Veneza, não perca a sala do arsenal no Palácio Ducal.
Inicialmente usada como um simples depósito de armamentos, hoje a sala foi reformada e organizada para apresentar uma extraordinária coleção de armaduras, bestas, espadas e maças dos séculos XV e XVI. Aqui você também encontrará armas de fogo rudimentares do período, uma delas chamada arcabuz, considerada pelos historiadores como a precursora da metralhadora moderna.
Fachadas
Considerada uma das obras-primas da arquitetura gótica veneziana, a primeira coisa que você deve admirar no Palácio Ducal é sua imponente fachada. A estrutura pesada parece ser uma alegoria de Veneza, onde a massa sólida que compõe o último andar do palácio está apoiada em delicadas colunas de mármore da Ístria.
Fachada em direção ao cais
Considerada uma das duas principais fachadas do palácio, a fachada do cais tem 71,5 metros de comprimento e é desenvolvida em 17 arcos. Os dois primeiros níveis com colunatas são coroados na superfície por um imponente piso de mármore incrustado no qual estão colocadas elegantes janelas com arcos pontiagudos. Nesse lado está a entrada pública do palácio, através da Porta del Frumento.
Fachada em direção à Piazzetta
Quase idêntica em forma e design à fachada do cais, a fachada voltada para a praça é um pouco mais longa, com 75 metros, e foi construída em anos posteriores.
Fachada voltada para o Rio di Palazzo
A ala mais recente do complexo é a fachada lateral voltada para o Rio di Palazzo, construída em 1483 após o incêndio que devastou grande parte do Palazzo Ducale. Nessa fachada foi colocada a famosa Ponte dos Suspiros que conecta o Palácio às novas prisões.
Porta della Carta
O grande portão serve como um ponto de conexão entre o Palácio Ducal e a Basílica de São Marcos. Seu nome é traduzido para o inglês como "Letter Gate" (Porta da Carta) e acredita-se que tenha origem nos tempos em que os venezianos costumavam esperar em frente a ela para apresentar suas petições às autoridades.
Criado no século XV pelos irmãos Bon, ele é considerado, juntamente com o Ca' d' Oro, uma das melhores manifestações do estilo gótico florido veneziano. O majestoso portão exibe figuras ornamentais esculpidas à mão com uma figura alegórica do duxFrancesco Foscari ajoelhado diante do Leão de São Marcos e das estátuas de Adão e Eva. A seção escultural decorativa do portão já foi pintada em dourado; ela é complementada pela ornamentação de colunas, nichos e torres.
Ponte dei Sospiri
A Ponte dos Suspiros foi construída em 1614 para conectar o Palácio Ducal com o edifício destinado às Novas Prisões. A ponte atravessa o Rio del Palazzo e sua arquitetura externa, que não pode ser vista em um passeio interno, mostra claras influências barrocas. Se quiser apreciar a arquitetura da ponte em detalhes, vá até a fachada do cais e suba até a Ponte della Paglia, de onde é possível tirar fotos magníficas da Ponte dei Sospiri.
O nome exclusivo foi cunhado para as pequenas janelas que compõem a estrutura fechada da bela ponte. Algumas histórias contam que, por essas frestas de luz, os condenados sem esperança olhavam pela última vez para a bela lagoa e suspiravam com medo do destino que os aguardava.
Prisões
A entrada regular no Palácio Ducal não inclui o acesso à área da prisão ou ao espaço onde, em 1755, o intrépido Giacomo Casanova fez sua lendária fuga. No entanto, alguns passeios e excursões particulares levam pequenos grupos de turistas pelas celas subterrâneas úmidas e mal iluminadas do palácio.
O acesso a essa área é feito pela Ponte dos Suspiros, classificada como uma das mais belas de todas as pontes venezianas. Se você tiver a oportunidade de caminhar pelas prisões sombrias e inabitáveis, entenderá o desespero e a angústia das almas condenadas que sofreram a agonia do aprisionamento em sua própria carne.
Na cela número 10 dos pozzi, Riccardo Perucolo foi preso em 1549, acusado de heresia luterana durante a época da Inquisição. Anos depois, uma pintura de Riccardo foi encontrada enterrada na terra e na cal.